Criar personas é um fator determinante para que estratégias de marketing digital sejam bem sucedidas. Ele servira como norte para toda a campanha, todas as ações e estratégias estão alinhadas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas.

Então como criar uma persona?

Antes de continuar vamos esclarecer uma duvida que gera muita confusão, público-alvo e personas são sinônimos?

Não, O público-alvo é a definição social, econômica, geográfica e demográfica de possíveis consumidores do seu produto ou serviço, são pessoas que tem características em comum: pessoas da mesma classe social, educação, gênero, idade, localidade e até uma mesma profissão, vai depender do produto ou serviço que sua empresa oferece.

Persona ou buyer persona é um perfil do cliente ideal com as características dos seus clientes reais. Você cria um personagem para compreender melhor as necessidades do seu cliente.

Existem pontos-chave que precisam de muita atenção, como os dados socioeconômicos, as dores da persona, e o que ele espera do produto ou serviço.

Toda empresa quer reduzir custos e aumentar o faturamento, criar uma persona perfeita vai te ajudar nisso.

Veja a seguir, algumas características que utilizamos para definir as personas aqui na ANAYACORP.

Primeiramente crie um nome e utilize algum modelo gráfico para representar a persona, isso facilita o processo.

Informações demográficas

Quantos anos tem sua persona? De qual sexo elas são? Elas são casadas? Tem filhos? Onde elas moram?

Nível de instrução e desafios:

Qual a profissão; Cargo; Frustrações; Desafios; Ambições; O que deseja atingir; Qual a renda média.

Quais as atividades mais comuns:

Como é o dia a dia da persona; Estilo de vida; Hobbies; Valores;

Quais os veículos e o tipo de informação que consome:

Quais as redes sociais favoritas; Quais mídias preferem; Quem os influencia;

Quais as necessidades da persona:

Quais as dores relacionadas ao seu produto; Qual o problema que busca solucionar; Dúvidas; Qual o maior benefício que nosso produto oferece para a persona hoje?

Quais os hábitos de consumo:

Com que frequência ele compra produtos ou serviços; Ela compra produtos ou serviços similares ao seu.

Definir a jornada do cliente:

Hábitos de compra; Critérios de decisão na hora da compra; quais os pontos críticos da jornada de compra; quais os motivos para ele não comprar seu produtos ou serviço,; quais experiências eles valorizam quando estão procurando um produto.

Inicialmente você pode focar numa quantidade menor de personas, criar até três (3) personas é um numero razoável, isso facilitará o estabelecimento das ações e evita que sua estratégia perca o foco.

Quer começar a construir as personas do seu negócio?

Forte abraço e sucesso sempre!

Bons negócios.

Deixe uma resposta

Fechar Menu