Nesta serie – Como clinicas e consultórios podem captar novos pacientes, conquistar uma agenda cheia e maximizar os lucros?
Queremos mostrar de forma pratica ações e estratégias para cada fase da jornada do seu paciente.
Neste artigo vamos falar da:
Série 02 – Seleção:
2.1. Seu Personal branding – Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.
2.2. Os elementos que influenciam o paciente a marcar uma consulta.
Vamos lá!
Série 02 – Seleção:
Cerca de 86% dos brasileiros com acesso a internet utilizam a rede para buscar informações sobre saúde, profissionais, remédios e suas condições medicas. Esta foi a constatação da pesquisa realizada pela Bupa Health Pulse.
Os pacientes antes de marcar uma consulta, usam a internet para captar informações, analisar e selecionar o profissional certo, é um público critico, ativo, com sede de informação, neste processo de SELEÇÃO são considerados seis (6) fatores.
2.1. Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.
Quando o paciente realiza uma busca no Google ele vai achar vários websites, ele seleciona de 3 a 5 contatos da primeira página.
1. Acessa os websites para saber se esses profissionais resolvem o problema que ele tem.
2. Procura por informações do profissional, a preferencia é visualizar a foto do profissional, o curriculum, especialidades, estrutura, etc.
3. Analisa as avaliações do site (depoimentos), avaliações do Google e das redes sociais.
4. Acessa as redes sociais do profissional.
5. Se a avaliação dos 4 passos for positiva, o paciente entra em contato (via telefone ou WhatsApp) para agendar a consulta.
6. Neste estagio tem outro elemento importante, o tempo, se o agendamento foi realizado para uma data muito longe, ele entrará em contato com a segunda ou terceira opção. Este é um dos motivos pelos quais muitas clínicas tem um absenteísmo de 30%.
Estratégias que podem ser aplicadas na fase da seleção.
Para cada um dos seis (6) fatores podemos criar estratégias que podem influenciar positivamente esse paciente.
- Seu website está alinhado com os objetivos e postura que você deseja transmitir?
Acesse nosso site, criamos um artigo – 7 estratégias para transforme seu site em uma poderosa ferramenta de marketing.
- Procura por informações do profissional.
Fortaleça o seu Personal Branding.
Adicione uma foto que esteja alinhado com a mensagem que deseja passar.
– Tire a foto em um fundo neutro e sólido (sugerimos um fundo branco ou preto)
– Esteja sozinho (o foco é você)
– Use o ângulo que favorece mais você
– Escolha um look adequado (o que você deseja transmitir)
– Qualidade em primeiro lugar – tire fotos com alta qualidade.
– Insira informações do curriculum, foque nas especializadas e nas informações que fortalecem a sua autoridade.
- O paciente analisa as avaliações.
Todos têm aquele paciente que é fiel e promotor da nossa marca, peça a cada um deles um depoimento e/ou avaliação no Google, você pode usar algumas ferramentas para facilitar este processo, como um cartão digital de avaliação por exemplo.
Quanto maior o numero de avaliações positivas no Google o seu site tem melhor visualização e você médico consolida sua credibilidade como profissional.
Um passo a passo para criar o link curto de avaliação do Google.
O pré-requisito é ter configurado o Google business.
1. No buscador (Google) digite seu nome ou nome da clinica, o Google ira mostrar os dados de contato da sua empresa, o endereço, os horários de atendimento, etc.
2. Clique em avaliações.
3. No canto superior direito, toque em Compartilhar Share.
4. Na janela que abriu na parte inferior tem um link, similar a este: (https://g.co/kgs/9sUUfa) clique nele para copiar.
Esse link pode ser disponibilizado via WhatsApp, e-mail ou adicionar no cartão digital.
- Acessa as redes sociais do profissional.
Na próxima serie vamos criar um. passo a passo para ter redes sociais que geram resultados. Mas vou adiantar algumas dicas:
Como você ou a sua clínica quer ser reconhecida no mercado?
Construa a sua credibilidade, o conceito de credibilidade depende de vários atributos, entre os quais destacam-se três: experiência, confiança e status-prestígio.
No que diz respeito à experiência, é uma fonte de conhecimento, ou aprendizado, obtido através da prática ou da vivência: experiência de vida; experiência de trabalho.
A confiança, dependerá em boa medida se a mensagem que a empresa ou pessoa transmite é entendida como objetiva, honesta e não movida por interesses suspeitos.
O conceito de status-prestígio está relacionado com o papel de alguém que é um especialista em determinado assunto, este ultimo item é construído aplicando os 2 primeiros elementos.
Plano de ação:
– Publique conteúdos relevantes sobre a sua área e especialidade.
– Publique fotos em eventos presenciais.
– Registre a sua participação em conferências, eventos, reuniões, etc., todo evento deve ser considerado como uma oportunidade networking.
– Tire fotos e divulgue no seu site e nas suas redes sociais.
– Deixe suas conexões vê-lo com outras pessoas “influentes” da sua área de atuação. Os melhores atributos delas irão influenciar na forma como a sua audiência enxerga você.
- Paciente entra em contato.
Neste momento o paciente entra em contato com a sua clinica ou consultório via online (enviando uma mensagem pelo whatsApp) ou via telefone.
A pessoa que responde os e-mails, whatsApp ou atende o telefone transmite a mensagem que você deseja?
Ela é flexível com o paciente, de forma sutil, ela deixa claro para o paciente que você é o profissional ideal para resolver o problema que ele tem? Ela sabe qual é o problema do paciente?
O que fazer?
Realizar treinamentos, inclua todas as pessoas que interagem com os pacientes, o primeiro passo é CONHECIMENTO, eles devem conhecer com detalhes todos os serviços e procedimentos. Considere 2 elementos o tangível (defina de forma técnica cada serviço ou procedimento e o tipo de cliente ideal para cada serviço) e o intangível (benefícios e vantagens de cada serviço ou procedimento). Não adianta realizar treinamento sem avaliação, as avaliações mostram o grau de interesse e engajamento dos colaboradores.
Crie script de atendimento para padronizar e potencializar o fechamento de novas consultas e/ou procedimentos. Inclua os colaboradores no processo, que todos possam pensar em estrategias e ações para aumentar o numero de agendamentos. Acompanhe nossos post e siga-nós no instagram, vamos criar um post sobre técnicas de vendas para clinicas e consultórios.
- Fator tempo.
Neste passo o fator tempo é um elemento incontrolável, somente o cliente conhece os motivos e a urgência, mas podemos criar estratégias para influenciar em situações onde o paciente consegue aguardar.
Crie pequenos materiais (conteúdos feitos no Word podem ser salvos em formato PDF), explicando cada serviço, procedimento ou tratamento, se possível use a seguinte estrutura:
– fale do problema,
– a causa,
– solução do problema e
– oferta.
Na OFERTA coloque uma foto sua e uma breve descrição do seu curriculum dando ênfase nas suas especialidades com isso estará alinhado com o regulamento do CFM.
Este material pode ser feito para todos os serviços oferecidos, para que o pessoal de atendimento após realizar o agendamento envie para o paciente (via e-mail ou WhatsApp).
Essa ação (DE RELACIONAMENTO) diminui em mais de 80% o absenteísmo nos consultórios.
Caso queira esclarecer alguma duvida ou se aprofundar ainda mais nesse assunto, entre em contato somos uma agência de comunicação e marketing especializada em saúde.
No próximo post vamos falar da Série 03 – Experiência:
3.1. Como construir uma experiência memorável se não extraordinária?
3.2. As fases de uma experiência extraordinária para clinicas e consultórios.
Até a próxima.