Nesta serie – Como clinicas e consultórios podem captar novos pacientes, conquistar uma agenda cheia e maximizar os lucros?
 
Queremos mostrar de forma pratica ações e estratégias para cada fase da jornada do seu paciente.
 
Neste artigo vamos falar da:
 
Série 02 – Seleção:
2.1. Seu Personal branding – Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.
2.2. Os elementos que influenciam o paciente a marcar uma consulta.

 
Vamos lá!
 
Série 02 – Seleção:
 
Cerca de 86% dos brasileiros com acesso a internet utilizam a rede para buscar informações sobre saúde, profissionais, remédios e suas condições medicas. Esta foi a constatação da pesquisa realizada pela Bupa Health Pulse.
 
Os pacientes antes de marcar uma consulta, usam a internet para captar informações, analisar e selecionar o profissional certo, é um público critico, ativo, com sede de informação, neste processo de SELEÇÃO são considerados seis (6) fatores.
 
2.1. Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.

Quando o paciente realiza uma busca no Google ele vai achar vários websites, ele seleciona de 3 a 5 contatos da primeira página.

1. Acessa os websites para saber se esses profissionais resolvem o problema que ele tem.
2. Procura por informações do profissional, a preferencia é visualizar a foto do profissional, o curriculum, especialidades, estrutura, etc.
3. Analisa as avaliações do site (depoimentos), avaliações do Google e das redes sociais.
4. Acessa as redes sociais do profissional.
5. Se a avaliação dos 4 passos for positiva, o paciente entra em contato (via telefone ou WhatsApp) para agendar a consulta.
6. Neste estagio tem outro elemento importante, o tempo, se o agendamento foi realizado para uma data muito longe, ele entrará em contato com a segunda ou terceira opção. Este é um dos motivos pelos quais muitas clínicas tem um absenteísmo de 30%.  
 

Estratégias que podem ser aplicadas na fase da seleção.

Para cada um dos seis (6) fatores podemos criar estratégias que podem influenciar positivamente esse paciente.
 

  1. Seu website está alinhado com os objetivos e postura que você deseja transmitir?

Acesse nosso site, criamos um artigo – 7 estratégias para transforme seu site em uma poderosa ferramenta de marketing.
 

  1. Procura por informações do profissional.

Fortaleça o seu Personal Branding.
Adicione uma foto que esteja alinhado com a mensagem que deseja passar.
– Tire a foto em um fundo neutro e sólido (sugerimos um fundo branco ou preto)
– Esteja sozinho (o foco é você)
– Use o ângulo que favorece mais você
– Escolha um look adequado (o que você deseja transmitir)
– Qualidade em primeiro lugar – tire fotos com alta qualidade.  
– Insira informações do curriculum, foque nas especializadas e nas informações que fortalecem a sua autoridade.
 

  1. O paciente analisa as avaliações.

Todos têm aquele paciente que é fiel e promotor da nossa marca, peça a cada um deles um depoimento e/ou avaliação no Google, você pode usar algumas ferramentas para facilitar este processo, como um cartão digital de avaliação por exemplo.
 
Quanto maior o numero de avaliações positivas no Google o seu site tem melhor visualização e você médico consolida sua credibilidade como profissional.
 
Um passo a passo para criar o link curto de avaliação do Google.
O pré-requisito é ter configurado o Google business.

1. No buscador (Google) digite seu nome ou nome da clinica, o Google ira mostrar os dados de contato da sua empresa, o endereço, os horários de atendimento, etc.
2. Clique em avaliações.
3. No canto superior direito, toque em Compartilhar Share.
4. Na janela que abriu na parte inferior tem um link, similar a este: (https://g.co/kgs/9sUUfa) clique nele para copiar. 

Esse link pode ser disponibilizado via WhatsApp, e-mail ou adicionar no cartão digital.
 

  1. Acessa as redes sociais do profissional.

Na próxima serie vamos criar um. passo a passo para ter redes sociais que geram resultados. Mas vou adiantar algumas dicas:
 
Como você ou a sua clínica quer ser reconhecida no mercado?

Construa a sua credibilidade, o conceito de credibilidade depende de vários atributos, entre os quais destacam-se três: experiência, confiança e status-prestígio.
 
No que diz respeito à experiência, é uma fonte de conhecimento, ou aprendizado, obtido através da prática ou da vivência: experiência de vida; experiência de trabalho.
 
A confiança, dependerá em boa medida se a mensagem que a empresa ou pessoa transmite é entendida como objetiva, honesta e não movida por interesses suspeitos.
 
O conceito de status-prestígio está relacionado com o papel de alguém que é um especialista em determinado assunto, este ultimo item é construído aplicando os 2 primeiros elementos.
 
Plano de ação:
– Publique conteúdos relevantes sobre a sua área e especialidade.
– Publique fotos em eventos presenciais.
– Registre a sua participação em conferências, eventos, reuniões, etc., todo evento deve ser considerado como uma oportunidade networking.
– Tire fotos e divulgue no seu site e nas suas redes sociais.
– Deixe suas conexões vê-lo com outras pessoas “influentes” da sua área de atuação. Os melhores atributos delas irão influenciar na forma como a sua audiência enxerga você.
 

  1. Paciente entra em contato.

Neste momento o paciente entra em contato com a sua clinica ou consultório via online (enviando uma mensagem pelo whatsApp) ou via telefone.
 
A pessoa que responde os e-mails, whatsApp ou atende o telefone transmite a mensagem que você deseja?
Ela é flexível com o paciente, de forma sutil, ela deixa claro para o paciente que você é o profissional ideal para resolver o problema que ele tem? Ela sabe qual é o problema do paciente?
 
O que fazer?
Realizar treinamentos, inclua todas as pessoas que interagem com os pacientes, o primeiro passo é CONHECIMENTO, eles devem conhecer com detalhes todos os serviços e procedimentos. Considere 2 elementos o tangível (defina de forma técnica cada serviço ou procedimento e o tipo de cliente ideal para cada serviço) e o intangível (benefícios e vantagens de cada serviço ou procedimento). Não adianta realizar treinamento sem avaliação, as avaliações mostram o grau de interesse e engajamento dos colaboradores.

Crie script de atendimento para padronizar e potencializar o fechamento de novas consultas  e/ou procedimentos. Inclua os colaboradores no processo, que todos possam pensar em estrategias e ações para aumentar o numero de agendamentos. Acompanhe nossos post e siga-nós no instagram, vamos criar um post sobre técnicas de vendas para clinicas e consultórios.
 

  1. Fator tempo.

Neste passo o fator tempo é um elemento incontrolável, somente o cliente conhece os motivos e a urgência, mas podemos criar estratégias para influenciar em situações onde o paciente consegue aguardar.
 
Crie pequenos materiais (conteúdos feitos no Word podem ser salvos em formato PDF), explicando cada serviço, procedimento ou tratamento, se possível use a seguinte estrutura:
– fale do problema,
– a causa,
– solução do problema  e
– oferta.
Na OFERTA coloque uma foto sua e uma breve descrição do seu curriculum dando ênfase nas suas especialidades com isso estará alinhado com o regulamento do CFM.
 
Este material pode ser feito para todos os serviços oferecidos, para que o pessoal de atendimento após realizar o agendamento envie para o paciente (via e-mail ou WhatsApp).
 
Essa ação (DE RELACIONAMENTO) diminui em mais de 80% o absenteísmo nos consultórios.
 
Caso queira esclarecer alguma duvida ou se aprofundar ainda mais nesse assunto, entre em contato somos uma agência de comunicação e marketing especializada em saúde.

No próximo post vamos falar da Série 03 – Experiência:
3.1. Como construir uma experiência memorável se não extraordinária?
3.2. As fases de uma experiência extraordinária para clinicas e consultórios.
 
Até a próxima.

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