Por que os pacientes faltam às consultas medicas?

Antes de criar estratégias e ações que diminuam esta pratica conhecida como absenteísmo. É fundamental entender quais os motivos que levam ao paciente faltar a sua consulta.

Conflito de horários

Um dos motivos mais comuns é que o paciente realiza o agendamento da consulta sem verificar os seus compromissos, criando um conflito de horários. Podemos verificar se a agenda do paciente está disponível de maneira sutil fazendo a seguinte pergunta: (Chame pelo nome) Sra. Maria tem algum compromisso marcado no dia dd/mm às xxhrs,

Pacientes novos

Pacientes novos não conhecem o médico, a clínica ou consultório, não existe uma conexão o relacionamento, não tem comprometimento, comprometimento significa sentir-se vinculado a algo e ter o desejo de realizar. Os pacientes novos são os que faltam mais aos compromissos com o médico. Este paciente deve ser trabalhado de uma forma diferente. A equipe de atendimento deve solicitar os dados de contato básicos incluído o e-mail e confirmar, porque inicialmente esta será o meio de comunicação utilizado. Após o agendamento enviar um e-mail em até 24 hrs, apresentando a clínica, consultório ou profissional, com conteúdo objetivo destacando a qualificação técnica do profissional, os serviços oferecidos, as regras e dados de contato. Podem ser enviados alguns artigos relacionados com a especialidade do profissional. Com esta ação estamos desenvolvendo uma conexão inicial com este paciente.

Espera por um longo período

A espera no consultório por um longo período de tempo, é um motivo que incomoda a muitos pacientes e criar uma solução pode ser desafiador, mais existem alternativas para trabalhar este problema. Valorizar o tempo das pessoas é construir um diferencial competitivo, um estudo publicano no Endeavor (http://trendwatching.com/trends/10-latin-trends-for-2015/#slide-30) diz que Consumidores ocupados odeiam perder tempo. Realizar uma análise baseados no histórico de suas consultas ajuda e estabelecer a duração de consultas, procedimentos e dos intervalos. Na confirmação da consulta reforçar e lembrar o horário e solicitar para que o paciente chegue 10min antes, estas e outras ações podem melhorar este problema.

Esquecimento

Hoje em dia, administrar o tempo tem sido um dos desafios, vivemos com pressa, atrasados, com hora marcada, compromissos, etc. Outro fator é o lapso de tempo entre o agendamento e a consulta, estes e outros fatores contribuem para que muitos pacientes se esqueçam ou lembrem em cima da hora.

A equipe de atendimento deve destinar um tempo para realizar a confirmação de consultas, que pode ser via telefone, envio de SMS, e-mail, aplicativos, etc. Existem ferramentas que podem ajudar a diminuir este problema.

Regras da Clínica ou consultório

Definir uma política de atendimento e criar regras para o comparecimento, além de demostrar organização e seriedade, sua clínica ou consultório está informando a forma de proceder para que o paciente desmarque a sua consulta. Após o agendamento podemos reforçar ou lembra-lo: Caso o Sr. Não possa comparecer, por gentileza nos comunicar com pelo menos 1 dia de antecedência ou até mesmo com 1 hora antes da sua consulta, a sua clínica ou consultório tem a opção de antecipar atendimentos e encaixar novos pacientes.

Como sua clínica ou consultório lida com este problema?

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