Como clinicas e consultórios podem captar novos pacientes, conquistar uma agenda cheia e maximizar os lucros?

Esta tem sido a pergunta que impulsionou a criação desta serie de 4 posts, a 16 anos que vejo clinicas e consultórios que já investiram ou estão investindo em marketing, com resultados muito diferentes.

Existe um fator essencial que deve ser levado em consideração para investir de forma mais assertiva, ter resultados mais rápidos e reduzir custos, esse fator é a jornada do paciente.

Nesse sentido, se o nosso objetivo é captar mais pacientes, conquistar uma agenda cheia, melhorar a experiência de entrega dos seus serviços e, claro, maximizar os resultados financeiros, o entendimento e o mapeamento dessa jornada é fundamental.

Continue lendo este post, meu  compromisso é mostrar um passo a passo para te ajudar a trabalhar casa fase da jornada do seu paciente e criar estratégias para cada etapa do percurso, para fortalecer seu personal branding e alavancar seu faturamento, tenho certeza que as dicas expostas faram muita diferença nos resultados da sua clínica ou consultório.

Neste serie de 4 posts vamos conhecer:

Serie 01 – Descoberta:

  • Reconhecimento do problema
  • O poder da indicação vs Google

Série 02 – Seleção:

2.1. Seu Personal branding – Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.

2.2. Os elementos que influenciam o paciente a marcar uma consulta.

Seria 03 – Experiência:

3.1. Como construir uma experiência memorável se não extraordinária?

3.2. As fases de uma experiência extraordinária para clinicas e consultórios.

Serie 04 – Fidelização:

4.1. Como criar seus diferenciais e posicionar seus serviços, produtos e marca, para que o paciente possa considerar a sua experiência como extraordinária?

4.2. Fidelização e construção de promotores da sua marca.

4.3. Avaliação e o processo de melhoria continua.

Vamos lá!

 

Serie 01 – Descoberta:

  • Reconhecimento do problema

Nesta fase o paciente percebe algum sintoma diferente e decide buscar ajuda médica, são três os meios mais usados para achar o profissional certo:

  1. Indicação de uma pessoas conhecidas ou desconhecida,
  2. Busca no Google,
  3. Outros meios (revista, jornais, etc.)
  • O poder da indicação vs Google

Todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca, este elemento tem o poder incrível de gerar confiança, credibilidade e segurança no indicado.

92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)

68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a segunda maior fonte de confiança na hora de comprar. (Nielsen)

Essas pesquisas nos mostram que todos nós acreditamos mais em pessoas (conhecidas ou desconhecidas) – que não possui o interesse comercial – do que em qualquer empresa destacando o seu próprio produto.

O segundo elemento é a internet, ele acessa o buscador mais usado do mundo (Google) com o intuito de encontrar o profissional que resolva o problema que está sentindo, ele considera de três (3) a cinco (5) contatos de profissionais ou clínicas, para realizar uma avaliação.

O paciente procura um profissional ou clínica que transmita confiança, credibilidade e segurança, os mesmos elementos que são gerados pela indicação.

 

Estratégias que podem ser aplicadas na fase da descoberta.

  1. Construção do seu posicionamento e autoridade.
    • Identificar o cliente ideal. 

Conhecer o perfil dos clientes, nós permite criar ações especificas e direcionadas, otimizando recursos e potencializando resultados.

Quem é o seu cliente e que tipo de problema enfrentado por ele, o seu produto ou serviço pode solucionar.

Faca uma lista com 4 colunas, na. 1ra coluna descreva as soluções que você oferece, na 2da os benefícios tangíveis, na 3ra coluna escreva os benefícios intangíveis e na 4ta coluna as características do cliente ideal para cada solução.

 

  1. Busque por uma presença digital bem estruturada

Para acelerar o processo de conversão ou ação, é fundamental ter uma boa presença digital, estar na primeira página do Google é um grande diferencial.

  • Configuração do Google Business – Para sua clínica aparecer no Google, você precisa configurar o Google Business, isso pode alavancar a visibilidade do seu negócio. Clique aqui e acesse o nosso artigo: Google Business – Apreenda como configurar para estar na primeira página do Google.
  • Crie conteúdos alinhados com as necessidades do seus pacientes, existem 2 fontes para criar conteúdos relevantes: faca uma lista de todas as queixas, dores e problemas que os pacientes comentam na consulta, todas as queixas são títulos para novos conteúdos, uma outra fonte é o Google Trens (https://trends.google.com.br/trends) nesta ferramenta você vê o que o mundo esta pesquisando. Quais os termos ou assuntos que clientes potenciais usam para buscar por produtos ou serviços que você oferecer.

Esperamos ter ajudado e desejamos que sua empresa tenha presença garantida nos resultados do Google.

 

No próximo post vamos falar da Série 02 – Seleção:

2.1. Seu Personal branding – Quais são os fatores que o paciente considera para escolher o profissional (médico) certo.

2.2. Os elementos que influenciam o paciente a marcar uma consulta.

 

Até a próxima.

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