Você quer prospectar, manter e fidelizar seus clientes, aumentar suas vendas e faturamento, neste artigo vamos falar de 7 estratégias essenciais para que seu site seja de fato uma poderosa ferramenta de marketing.

  1. Seu site é um ponto de contato com o cliente.

Seu site possibilita a interação do cliente com a sua marca, este ponto de contato deve estar alinhado com os objetivos e postura que você deseja transmitir, de modo que possa atrair o consumidor, assegurar a satisfação dos clientes e proporcionar uma experiência inesquecível.

A primeira impressão é a que fica! Já ouvimos falar muitas vezes essa frase. E estudos psicológicos confirmam que basta uma fração de segundo — e não é uma metáfora — para se formar a primeira impressão sobre algo ou alguém, neste espaço de tempo tão curto o nosso cérebro constrói imagens tão fortes que nem mesmo os fatos são capazes de desmontá-las posteriormente.

No ambiente corporativo as empresas podem tentar reconstruir uma primeira impressão não muito positiva, com uma segunda e terceira impressão, o problema é que nem sempre temos essa oportunidade.

Faça uma lista de todos os pontos de contato, todos estes pontos devem estar alinhados com os objetivos e postura que você deseja transmitir.

Por exemplo, alguns pontos de contato:

– Estrutura física
– Contato telefônico
– Redes Sociais
– Material gráfico
– E-mail
– Website, etc.

Amy Cuddy, especialista no estudo de primeiras impressões, diz que quando conhecemos algo ou alguém, surgem 2 perguntas na nossa mente:

Posso confiar?  = a confiança

Posso respeitar? = a competência

Amy diz que só após a confiança ter sido estabelecida, é que a competência passa a ser valorizada.

No artigo, ofereça um atendimento de excelência otimizando todos os pontos de contato com o cliente, comentei sobre como você pode identificar e avaliar os pontos de contato para melhorar a satisfação do seu cliente.

Um website profissional pode funcionar simultaneamente como uma ferramenta de marketing, vitrine de seu trabalho e habilidades, uma loja para compras e um canal de comunicação para prospectar e fidelizar clientes.

No post 5 dicas para criar um site que gere resultados   falamos de 5 elementos que são relevantes para construir um site a alto impacto.

  1. Seu site transmite Confiabilidade

Incorpore a seu site depoimentos reais, de clientes que respiram as suas soluções.

Imagens falam mais alto que palavras. Para ser mais específico, logotipos falam mais alto que palavras— simplesmente ter os logotipos de seus clientes mais conhecidos em algum lugar é uma maneira rápida e fácil de mostrar que a sua empresa é confiável.

Maior não é sempre melhor. Você pode ficar tentado a fazer referência de seus clientes mais conhecidos na seção de depoimento, mas não se esqueça do poder de seus clientes menores. Ter alguns nomes e logotipos reconhecíveis é fantástico, mas caso tenha um cliente incrível que vive e respira o seu produto, não o deixe de fora só porque ninguém nunca ouviu falar da “Loja da Dona Maria” Em vez disso, olhe para os clientes que são apaixonados por sua solução e que possuem uma história convincente de como o seu produto ou serviço o tem ajudado.

  1. Seu site transmite Credibilidade

Ações bem simples podem fazer toda a diferença na hora de transmitir credibilidade e ganhar a confiança de clientes potenciais.

Deixe seus dados de contato (e-mail corporativo, telefone e endereço) accessíveis e visíveis para seus clientes potenciais. Esta simples ação transmite para o cliente potencial que a empresa existe e tem pessoas dispostas para ajudá-lo com qualquer dúvida ou problema.

Faça um teste: Visualize seu site e responda a esta pergunta – É fácil entrar em contato com você através do seu site?

Caso sua resposta seja não, faça os ajustes necessárias, este é um dos fatores que pode comprometer a sua credibilidade.

É importância incluir uma política de privacidade no site de sua empresa.

Uma política de privacidade destina-se a ajudar o usuário a entender sobre as práticas realizadas por seu site, em relação às informações de seus visitantes, quais dados de contato são coletamos, por que os coletamos e o que serão feitos com eles, informações sobre as páginas, navegação (cookies), localização, entre outras. Exibir a política de privacidade em seu site é uma postura que demostra transparência e transmite credibilidade.

  1. A localização do seu negócio no seu site.

 Os algoritmos de busca do Google leem a localização do seu negócio para mostra-lo aos residentes da mesma área. Isso é algo fantástico, para os algoritmos não existem diferença entre empresas pequenas ou grandes, as pequenas empresas podem ter a mesma presença das grandes, um diferencial que deve ser explorado é a otimização do seu website, esta é uma boa opção para estar melhor ranqueado no Google, comparada com uma grande empresa.

  1. Seu site é uma ferramenta para construir um Relacionamento com os Clientes

 A forma de consumo mudou, os usuários pesquisam sobre sua marca, produtos / serviços, antes de tomar a decisão de compra, e nesse ponto que o site da sua empresa entre em cena. Conheça seu cliente, identifique a real necessidade, qual é a sua dor, quais os problemas que enfrente e como seu produto / serviço pode resolver essa dor.

Crie conteúdo que realmente agregue valor para o seu cliente, o conteúdo pode ter como objetivo a prospecção, retenção e fidelização de seus clientes.

Você pode disponibilizar materiais de suporte técnico, respostas a dúvidas frequentes, treinamentos online, manuais de uso, manuais técnicos, catálogos, são materiais que precisam estar disponíveis para seus clientes consultarem sempre que quiserem.

Responda aos comentários dos clientes.

Só se for possível tenha um chat em real-time para atender aos clientes, defina horários de atendimento, e deixe claro isso para o cliente, estar off-line o tempo todo pode comprometer a sua credibilidade.

  1. Seu site é uma ferramenta para conquistar uma posição de autoridade no mercado

Compartilhar o seu conhecimento publicando conteúdo relevante, é uma das melhores formas de atrair visitantes.

Esses conteúdos podem ser novidades, informações e notícias, com foco nos problemas do cliente potencial e sobre as vantagens e benefícios que o seu produto ou serviço oferece.

A cada nova publicação você está conquistando uma posição de autoridade e torna-se referência no mercado, esse posicionamento faz que os clientes potenciais o enxergam como especialista na sua área de atuação além de mostrar que você está conectado.

  1. Seu site um novo ponto de venda

Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que os brasileiros costumam consultar sites na internet antes de fazer uma compra e comentam suas experiências sobre produtos e serviços.

Segundo o levantamento, 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em websites.

O comportamento de compra está mudando e novos pontos de venda surgindo, as pessoas compram usando computadores, notebooks e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Qual o papel de seu site em relação as vendas?

Seu site é útil para:

Venda de serviços. Vamos supor como exemplo uma empresa de consultoria, uma clínica ou consultório, que deseja transmitir profissionalismo e segurança, você pode criar conteúdo para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência, analise e considere os pontos 2 e 3 deste artigo, são ações para ganhar a confiança do seu cliente e transmitir credibilidade, fatores que influenciam na decisão de escolha e de compra dos seus clientes.

Vendas consultivas. É fundamental que seu site tenha uma área que resolva os problemas dos seus clientes, como treinamentos, manuais de uso, catálogos, suporte, são materiais que precisam estar disponíveis para seus clientes.

Vendas de produtos (e-commerce). Seu site ou loja virtual disponibiliza seus produtos para que clientes efetuem compras onde e quando eles desejarem.

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Forte abraço e sucesso sempre!

Bons negócios.

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